SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue51A PEDAGOGY OF DIALOGUE AND HEART: GRÉGOIRE GIRARD AND PAULO FREIRE - TWO CATHOLIC INTELLECTUALS ON TWO CONTINENTS AND TWO CENTURIES AWAY.COURSE OF HISTORY OF EDUCATION IN BRAZIL: THE ROLE OF SOCIAL MOVEMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RIBEIRO, Adalberto Carvalho; VIANA, Sirliane da Costa  and  RODRIGUES, Aldenise da Silva. EDUCAÇÃO DE ADULTOS (EJA): Capital cultural e percepções sobre a escola na Amazônia amapaense. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.51, pp.189-209.  Epub Mar 13, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27304.

O objetivo é analisar o contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob o olhar do aluno, a partir de suas percepções de escola e das dificuldades de aprendizagem analisando suas vivências e trajetórias de vida. Diálogos com os autores Oliveira; Lima e Pinto (2012), Carvalho (2015) e Carbone (2013), entre outros. Categorias conceituais como percepção, capital cultural e camadas populares foram centrais. A abordagem foi quali-quantitativa com análise de conteúdo e estatística. 70 alunos da EJA de uma escola pública foram os investigados. Dados apontam para alunos que veem na escola o melhor caminho para ascensão profissional; trajetórias escolares e dificuldades financeiras contribuíram a entrada nessa modalidade de ensino. Acreditam que vão cursar o ensino superior.

Keywords : Capital Cultural; Educação de Jovens e Adultos; Percepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )