SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue54THE PLACE OF QUOTIDIAN IN RURAL SCHOOLSEVALUATION PRACTICES AND PROFESSIONALISM IN EVERYDAYS - AN ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

VASCONCELLOS, Carla Cristina Martins da Conceição  and  MAURICIO, Lúcia Velloso. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE NITERÓI: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PRÁTICA. Revista Teias [online]. 2018, vol.19, n.54, pp.193-208.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.36206.

Este estudo, inserido no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), objetivou analisar a percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre as políticas públicas de avaliação educacional, após a implantação na rede municipal de ensino do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) em 2013. Foi utilizada como aporte teórico-metodológico a abordagem do Ciclo de Políticas, sugerido por Ball e colaboradores. Esse referencial embasou a análise documental, das entrevistas, bem como os achados da observação. A pesquisa indicou que existem diferentes interpretações dos professores sobre os impactos do SAEN, assim faz-se necessário que os sentidos de participação e protagonismo presentes na concepção do SAEN se tornem realidade no Contexto da Prática.

Keywords : Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN); Percepção dos Professores; Ciclo de Políticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )