SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56LIBERALISM, STATE, COLONIALISM AND EDUCATION: INTERFACES WITH THE PAST AND THE LESSONS FOR TODAY“WHO WANTS TO STAY WITH HIM?”: THE STORY OF A SCHOOL EXCLUSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CABRAL, Fernanda Mendes  and  DIAS, Adelaide Alves. A CRIANÇA NAS I/MA(R)GENS DE INFÂNCIA: DA (IN)VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO SOCIAL. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.56, pp.436-462.  Epub Dec 19, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.34534.

Este artigo discute as concepções de negação e (in)visibilidade que marcaram a imagem da criança pré-sociológica, bem como, destaca a concepção sociológica de infância que aponta para concepção de criança como ator social e protagonista. Em vista disso, foi constatado que as narrativas fotoetnográficas desvelam e legitimam um protagonismo criativo e subversivo nas relações de alteridade constituídas durante a infância, desse modo, as crianças têm desenvolvido formas de participação e enfrentamento das circunstâncias culturais e sociais das quais participa, o que consiste numa nova imagem sociológica - a da criança protagonista, uma criança que subverte os limites e imposições das culturas visuais e de forma criativa, reinventa modos de ser e de viver na contemporaneidade.

Keywords : Sociologia da Infância; CriançaProtagonista; Fotoetnografia autobiográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )