SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue58ADAPTATIONS IN THE INCLUSION PROCESS - DOWN SYNDROME IN THE OPTICS: CURRICULUM, EVALUATION AND DIDACTIC MATERIALSREFLECTIONS ON THE PNAIC TEACHER TRAINING PROPOSAL FOR CHILD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ARAUJO, Osmar Hélio Alves. ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: DO QUE ESTAMOS FALANDO?. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.58, pp.250-264.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2018.39115.

O objetivo deste artigo é discutir o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, no Brasil, como espaço de referência, essencialmente, para a profissionalização docente. Para tal arte, argumenta-se que o estágio é subsídio para a profissionalização docente dos futuros professores, por meio de atividades que fomentam a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de competências inerentes à docência. Nesta pesquisa, de natureza teórica, parte-se da hipótese que para o estágio se (re)afirmar como um espaço da construção da profissionalização docente exige, necessariamente, ser construído como práxis, e um movimento coletivo, associado à autonomia, condições de apreensão e socialização da profissão.

Keywords : Formação docente; Profissionalização; Estágio; Desenvolvimento profissional; Práxis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )