SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue59BODY-TERRITORY AS CURRICULAR RESISTANCE ARGUMENTJUST LIKE LIVING, RESISTING IS NOT PRECISE? POST-UTOPIA AND CURRICULUM IN DARK TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALBUQUERQUE, Regina Lucia Fernandes. INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A MATRIZ CURRICULAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.72-89.  Epub Jan 21, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2019.44926.

A pesquisa analisa a relação entre interculturalismo (CANDAU, 2008) e currículo escolar em uma turma de Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 5 anos, em uma escola da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem por objetivo analisar atividades desenvolvidas na turma que se aproximem de práticas curriculares interculturais no que tange a educação para as relações étnico-raciais. Trata-se de pesquisa qualitativa, com metodologia de pesquisa no/do/com o cotidiano. Os resultados apontam para a necessidade de ampliação e análise das formas de implementação da lei 11.645/2008 na Educação Básica, uma vez que na escola acompanhada o tema parece ser tratado como um apêndice curricular delimitado por marcos temporais de datas comemorativas.

Keywords : interculturalidade; Educação Infantil; relações étnico-raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )