Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
ROSA, Ana Claudia Ferreira and CAMARGO, Arlete Maria Monte de. EDUCAÇÃO SOB CONTROLE: TENSÕES DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2019, vol.20, n.59, pp.266-282. Epub Jan 22, 2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2019.45049.
O estudo tem por objetivo compreender como a regulação da educação incide sobre o acesso à educação superior. Parte-se do seguinte problema: Qual o papel da regulação no controle do acesso à educação superior e aos conhecimentos culturalmente produzidos? A metodologia prioriza a análise documental e considerou as mudanças provocadas tanto por inserção quanto por omissão de diretrizes nos documentos pesquisados. Os resultados indicam que o acesso à educação superior se dá sob tensões de projetos societários, políticos e alavancados por interesses de atendimento ao mercado e que as mudanças do cenário se materializam via regulações que agem normatizando oficialmente o controle aos níveis mais elevados do conhecimento ampliando ou restringindo o referido acesso.
Keywords : Acesso; Educação Superior; Regulação..