SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60DIGITAL LITERACIES IN CONTINUING TEACHER EDUCATIONTHINKING AS A SUSPENSION OF THE WORLD: Arendt and Herbart approaches to (re)think pedagogical action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

KARWOSKI, Acir Mário  and  GRACIOLI, Jéferson Muniz Alves. TECNOLOGIAS MÓVEIS E LEITURA DE MAPAS DIGITAIS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.60, pp.282-295.  Epub May 25, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.46200.

O objetivo do artigo é analisar a inserção de ferramentas digitais no ensino de cartografia na educação fundamental. Foram propostas estratégias para elaboração de práticas pedagógicas referentes aos conteúdos de Geografia para alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uberaba - MG. Para tanto, houve uma intervenção de caráter construtivo-colaborativo, com foco na abordagem qualitativa. A linguagem cartográfica é essencial para observar as transformações do espaço (CASTROGIOVANNI, 2002; CALLAI, 2005). Em complemento, o olhar de multiletramentos apresentados por Rojo e Moura (2012). Os resultados apontam para o reconhecimento de impactos positivos na aprendizagem dos alunos advindos das inúmeras possibilidades evocadas pelas tecnologias digitais no ensino de cartografia. Notou-se, ainda, na análise dos dados, um engajamento dos alunos em realizarem pesquisas na internet, propiciando investigações para sanar questionamentos e despertando a curiosidade acerca da leitura de mapas.

Keywords : linguagem cartográfica; tecnologias; espaço geográfico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )