SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue61TALES AND CHARMS CHILDISH AMAZONIAN RIVERAIN IN SCHOOL EVERYDAYLEARNING WITH THE AMAZON author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BERNIERI, Celenita Gualberto Pereira; ALMEIDA, Maria das Dores do Rosário  and  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. AS FILHAS NEGRAS DA MÃE AMAZÔNIA EM UM FAZER CIENTÍFICO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.139-149.  Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.49654.

As mulheres negras ativistas amazônidas têm vivido, nesta década, o momento de maior transformação nas gerações. Embora suas dinâmicas tenham sido fundamentadas por meio de ensinamentos comunitários, desencadearam-se em rumos distintos em diferentes trajetórias de saberes. Alterações que estão relacionadas aos contextos de saberes tradicionais e conhecimentos científicos e à forma que se potencializaram as relações de interculturalidade dessas mulheres. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar a visão de duas mulheres negras quilombolas sobre o Programa do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT), proposto pela Universidade de Brasília (UnB) que, com o apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), tem oportunizado estratégias de emancipação para a resistência de determinados povos diante das incertezas da educação pública. Este estudo se materializa apresentando uma organização de ideias a partir da fundamentação teórica bibliográfica, que apoia a abordagem qualitativa dos fatos históricos e sociológicos. Os resultados apontam que essas mulheres negras amazônidas têm um grande potencial na produção de conhecimento científico e cultural.

Keywords : mulheres negras; Amazônia; MESPT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )