Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
AMORIM, Camilla Ferreira; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos and CARVALHO, Graça Simões de. ABORDAGENS PARA SENSIBILIZAÇÃO À DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: um estudo de caso. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.61, pp.258-273. Epub June 08, 2020. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2020.28442.
Apresentamos resultados de um estudo que objetivou caracterizar a formação inicial na Licenciatura em Biologia e em Pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana para lidar com a diversidade cultural. Para isto, foram identificadas abordagens da História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Etnobiologia nas disciplinas destes cursos, categorizações e análise de conteúdo. Os resultados indicam que algumas, entre o total das disciplinas de ambos os cursos, possuem as referidas abordagens, sendo 2,98% para Biologia e 2,7% para Pedagogia. Entende-se que estas abordagens não são suficientes e sugerimos uma revisão dos currículos de modo a pontuar aproximações entre os aspectos teóricos trabalhados nos cursos e as vivências das escolas da região com relação à diversidade cultural.
Keywords : formação de professores; ensino de ciências; diversidade cultural.