SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62DANCES IN TERRACES: education of bodies for the spinners at QuimbandaETHNIC-RACIAL SOCIALIZATION OF CHILDREN IN THE DAYCARE OF A DESCENDING FROM QUILOMBOLA COMMUNITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Daiane Lopes da  and  ARANTES, Adlene Silva. MARACATU RURAL NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE NAZARÉ DA MATA-PE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.157-172.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49661.

Investigamos como as políticas curriculares da educação infantil no município de Nazaré da Mata, Pernambuco atendem as orientações das legislações em vigor no âmbito das relações étnico-raciais. O estudo de cunho qualitativo utilizou a entrevista semiestruturada, a análise documental e o grupo reflexivo. Todas as questões éticas foram atendidas. Percebemos que a história e cultura afro-brasileira e africana ainda são trabalhadas de maneira tímida como afirmaram as participantes da pesquisa, mesmo o maracatu estando presente na proposta curricular para a educação infantil do município. Portanto, faz-se necessário, ações voltadas para a formação continuada dos professores para que possam intensificar práticas que valorizem a cultura afro-brasileira num município em que o maracatu faz parte da vida de muitas famílias e não é abordado como deveria. Uma cultura tão rica que pode contribuir para a formação de sujeitos conscientes de sua identidade cultural, étnica e racial.

Keywords : políticas curriculares; relações étnico-raciais; educação infantil; maracatu rural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )