Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
PASSOS, Joana Célia dos and GAUDIO, Eduarda Souza. A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E AS QUESTÕES RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.250-262. Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.49736.
O artigo analisa o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como foco a atuação do Núcleo de Estudos Negros (NEN). Para isso, estudamos documentos curriculares produzidos no interior do curso de Pedagogia, entre eles o projeto pedagógico do curso, manifestos, atas de assembleias, publicações produzidas pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), além de documentos nacionais que orientam a educação das relações étnico-raciais e a formação docente. O diálogo se situa numa perspectiva de descolonização dos currículos e oferece elementos capazes de evidenciar que há uma perspectiva negra decolonial em curso na sociedade brasileira. Conclui-se que a articulação entre o NEN e o curso de Pedagogia da UFSC foi primordial para impulsionar a institucionalização do debate étnico-racial no currículo do curso de Pedagogia da UFSC.
Keywords : educação das relações étnico-raciais; Núcleo de Estudos Negros; curso de pedagogia.