SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63MYTHICAL JOURNEY OF BECOME PROFESSOR IN THE AMAZONIA MULTIETHNIC CONTEXTFOR AN ETHICS OF LOVE FATI IN THE CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FARIA, Izaque Moura de  and  GOMES, Larissa Ferreira Rodrigues. PLANEJAMENTO DOCENTE COMO PRODUÇÃO DE POSSÍVEIS: re-existência na/pela docência. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.95-109.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54015.

O artigo é fragmento de uma pesquisa concluída e debate a potência do planejamento docente como produtor de possíveis na tessitura curricular e constituição da docência. Destaca a ação docente de ensaiar, de preparar-se para a aula como modo de re-existir através da/na docência, rompendo com perspectivas eficienticistas, burocráticas e individualizadas de idealização da aula e do currículo. Trata de uma pesquisaintervenção cartográfica produzida-efetuada no cotidiano de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Serra/Espírito Santo, em 2019. Dialoga com os conceitos de agenciamento coletivo de enunciação e redes de conversações afirmando o planejamento docente como composição de heterogeneidades expressivas que perpassam a docência enquanto relação de aprenderensinar. Ressalta a produção de possíveis através do planejamento docente como meio de expandir currículos e docências para além do estabelecido.

Keywords : planejamento docente; ensaio; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )