SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63FOR AN ETHICS OF LOVE FATI IN THE CURRICULUMTHE BRAZILIAN COMMON CORE CURRICULUM AND THE LITERATURE TEACHER: water running through the rocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

HEUSER, Ester Maria Dreher  and  DIAS, Adriana Muniz. RASPAS E RESTOS DE FILOSOFIA NA BNCC -EM: trampolim para uma ética como experimentação. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.123-134.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2020.53280.

Partindo do arquivo de docência produzido no projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, o artigo apresenta uma perspectiva ética que se produz como experimentação. Considera o que restou da Filosofia na Base Nacional Comum Curricular, sobretudo de sua dimensão Ética. Como trampolim para criar tal perspectiva, utiliza uma constatação do documento sobre a indeterminação promovida, especialmente, pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, a qual requer uma “nova mentalidade” e uma “ética diferente”; defende que as maneiras de levantar questões próprias à filosofia podem contribuir para uma postura cuidadosa e crítica; sustenta a função transcriadora e autoral da docência; explora a noção sociolinguística de “regras facultativas”, que não opera por normatividade fixada nem erige códigos de conduta, para fazer emergir o que pode ser uma “ética diferente”: que se constitui constantemente na experiência, operando processos de multiplicidade, avaliados conforme critérios que afirmam a vida.

Keywords : BNCC; ética; experimentação; escrileituras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )