SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65INITIAL TRAINING IN CHILD EDUCATION: a bibliographic study on teachers' practicesINCLUSION IN EDUCATION: challenges of the target audience of special education in professional education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ROCHA, Carlos José Trindade da. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E A FORMAÇÃO DO HOMO CREARE EXPERIMENTALIS. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.65, pp.337-349.  Epub Dec 26, 2019. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50913.

Neste artigo, objetiva-se demonstrar um processo viável de formação do sujeito criativo investigativo, no ensino e aprendizagem de ciências, sob a égide do desenvolvimento profissional docente. Para isso, implementaram-se fases de criatividade com uso de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) na experimentação investigativa. A metodologia foi norteada pela abordagem qualitativa, orientada por características que se mantêm ligadas a ideias e ações sociais de tendência emancipatória, ao mesmo tempo em que fundamenta e instrumentaliza a educação científica. As inferências de resultados apontam para demandas de formação ao homo creare experimentalis,ou seja , aquele sujeito que desenvolve processos de imaginação, com criatividade e autonomia, envolvendo a resolução de problemas propostos, em contornos de atividades investigativas. Além disso, nesta proposição formativa, possibilita-se exploração de ideias e previsões, elaborando planos de ações e experimentando o que se planeja, comunicando e socializando resultados com autonomia, permitindo, assim, atos criativos à ação de ensino e aprendizagem de professores e alunos.

Keywords : formação de professores; ensino por investigação; criatividade; homo creare experimentalis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )