SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66CITY’S MUNICIPAL PUBLIC SCHOOL VIEW OF DIVERSITYPEDAL PEDAGOGY, URBAN TRIBES AND PRATICAL EDUCATIONAL POLICIES: First approaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERRARI, Anderson  and  MEIRELES, Gabriela Silveira. ALGUNS MOTIVOS PARA ENSINAR GÊNERO E SEXUALIDADE ÀS CRIANÇAS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.338-352.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51348.

Tomando como inspiração a fala de professoras nas nossas ações de formação nas escolas, vamos problematizar, neste artigo, as potencialidades e os desafios presentes no trabalho com as relações de gênero e sexualidade na educação infantil. O nosso objetivo foi desenvolver reflexões sobre os sentidos e significados das ações de “ensinar”, “aprender” e “educar”, dentro de uma perspectiva de educação para as relações de gênero e sexualidade nas escolas. Para isso, nos baseamos nas abordagens teórico-metodológicas feministas, pós-estruturalistas e foucaultianas. Todas elas nos convidam a pensar os processos de constituição dos sujeitos, como resultado das relações saber-poder, incitando-nos a uma revisão de nossas práticas enquanto professoras e professores. Pudemos perceber a necessidade de uma compreensão mais ampla dos conceitos de gênero e sexualidade, bem como da articulação entre eles, o que facilitaria a eliminação de algumas barreiras para abordá-los sem medo.

Keywords : gênero; sexualidade; educação infantil..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )