Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
ARAUJO, Osmar Hélio Alves and OLIVEIRA, Dayana Silva de. PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.370-383. Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971.
Neste texto, discutem-se desafios enfrentados na formação inicial dos professores, mais especificamente, para a permanência e o êxito dos estudantes em cursos de licenciatura, a partir da experiência do desenvolvimento do Projeto Profissão Docente (PPD) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tianguá. Na implantação do projeto, surgiram algumas questões básicas: quais condições, nos cursos de licenciatura em física e letras - português/inglês do referido campus, podem favorecer a profissionalização docente? Qual o papel das diversas disciplinas das licenciaturas na profissionalização docente? O referido artigo parte de um referencial teórico adotado a luz da temática formação docente, protagonismo estudantil e do empirismo vivenciado a partir do PPD. A experiência relatada permitiu saber que, em face de uma cultura acadêmica de vários desafios, faz-se necessário forjar uma cultura pedagógica fortemente associada à profissionalização docente, assim como as potencialidades da constituição de comunidades - discentes e docentes - para além do que já ocorre dentro da sala de aula.
Keywords : protagonismo estudantil; disciplinas pedagógicas; formação docente..