SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue66PEDAL PEDAGOGY, URBAN TRIBES AND PRATICAL EDUCATIONAL POLICIES: First approachesRIVERSIDE SCHOOLS AND THEIR CHALLENGES: faces of field education in Marajoara Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ARAUJO, Osmar Hélio Alves  and  OLIVEIRA, Dayana Silva de. PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.66, pp.370-383.  Epub Feb 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.51971.

Neste texto, discutem-se desafios enfrentados na formação inicial dos professores, mais especificamente, para a permanência e o êxito dos estudantes em cursos de licenciatura, a partir da experiência do desenvolvimento do Projeto Profissão Docente (PPD) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tianguá. Na implantação do projeto, surgiram algumas questões básicas: quais condições, nos cursos de licenciatura em física e letras - português/inglês do referido campus, podem favorecer a profissionalização docente? Qual o papel das diversas disciplinas das licenciaturas na profissionalização docente? O referido artigo parte de um referencial teórico adotado a luz da temática formação docente, protagonismo estudantil e do empirismo vivenciado a partir do PPD. A experiência relatada permitiu saber que, em face de uma cultura acadêmica de vários desafios, faz-se necessário forjar uma cultura pedagógica fortemente associada à profissionalização docente, assim como as potencialidades da constituição de comunidades - discentes e docentes - para além do que já ocorre dentro da sala de aula.

Keywords : protagonismo estudantil; disciplinas pedagógicas; formação docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )