SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue67READING ON THE SCREEN BY STUDENTS OF 5TH YEAR: reflections on the constitution of a digital readerSCIENTIFIC TOY WITH RECYCLABLE MATERIAL: a playful way to teach and learn science author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SEMAAN, Gustavo Silva; SILVA, Edelberto Franco  and  BRITO, José André de Moura. COMUNIDADE DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: análises das contribuições e colaborações. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.67, pp.545-563.  Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.52845.

Com o objetivo de analisar a comunidade de Informática da Educação e suas contribuições e colaborações no cenário nacional, o presente trabalho traz os resultados que foram obtidos a partir de três acervos de grande relevância na área: da RBIE, da RENOTE e do SBIE. A base de dados que foi tomada como ponto de partida contempla 119 edições e 4.497 artigos publicados por 14.680 autores. Para organizar, consolidar e extrair informações relevantes, a partir dessa base, foi utilizado um método de descoberta de conhecimento em bases de dados. Adicionalmente, conceitos de Teoria dos Grafos foram necessários para identificar autores influentes, conforme suas posições estruturais nos grafos obtidos através dos dados das coautorias relatadas nos artigos. A partir das meta-análises consideradas, das estatísticas gerais fornecidas e das análises das redes de colaboração, foram produzidas informações sólidas, que podem ser utilizadas em trabalhos futuros em diversas vertentes de pesquisa.

Keywords : informática na educação; teoria dos grafos; meta-análise; KDD; medidas de centralidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )