SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPECIALTHE VEGETABLE SOUP BALANCE: (RE) MEANINGS OF A MEAL AS A GIFTLAW 13.415/2017 AND THE “NEW” HIGH SCHOOL: relevant untranquilities: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Iolete Ribeiro da  and  DANTAS, Priscila Vasques Castro. CURRÍCULO-AÇÕES-SILÊNCIOS: um olhar para a formação inicial do professor de literatura na UFAM. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.especial, pp.202-214.  Epub Feb 18, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2021.61578.

A partir da teoria histórico-cultural, da dialogia e da inter-relação literatura-sociedade objetiva-se refletir, aqui, acerca do/a professor/a de literatura em sua formação inicial no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas, observando o currículo como espaço (ou não) de práxis e de construção do conhecimento que considera a literatura, bem como o trabalho com o texto literário, lugar de poiesis, de formação humana, de compreensão de si, do outro e do contexto sócio-histórico-cultural. Observa-se, para isso, em análise discursiva, o Projeto Pedagógico do Curso e o trabalho do grupo de estudos Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa.

Keywords : currículo; formação inicial do/a professor/a de literatura; teoria histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )