SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue68LESBIAN TRAJECTORIES BETWESS (RE)INVENTIONS OF SILENCE IN EDUCATION [FAMILY-SCHOOL]PHILOSOPHY OUTSIDE THE CURRICULAR GRIDS: the Law 10.639/03 and the challenges for an anti-racist philosophy teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SOUSA, Maria das Dôres de; DIAS, Luciana Silva  and  COSTA, Douglas Pereira da. A SOCIOLOGIA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.68, pp.123-133.  Epub Feb 13, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.53433.

O presente artigo investiga as perspectivas dos alunos do ensino médio sobre a contribuição da disciplina de Sociologia para a formação da cidadania. Entende-se que as aulas de Sociologia podem ser um espaço propício para elucidar a concepção de cidadania e como exercê-la, pois instiga os educandos a desenvolverem um pensamento crítico e reflexivo que favorece uma compreensão dos seus direitos e deveres para com a sociedade. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo. Para coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado junto a 50 alunos de cinco escolas estaduais de Picos-PI. Para apreciação dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdo em Bardin (2011). Verifica-se, com este estudo, que os educandos consideram a disciplina de Sociologia um componente curricular necessário para a compreensão da sociedade em que vivem, tornando-os cidadãos mais conscientes da legitimidade de seus direitos e deveres e das desigualdades sociais que marcam a sociedade movida pelo capitalismo.

Keywords : sociologia; cidadania; ensino médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )