SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue69MIGRATION AND REFUGE: educational challenges between inequalities and differencesDEAF MIGRANTS IN SCHOOLS: questions of inclusion and human language rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila  and  MARCELINO, Sandra. “APRENDI O QUE É RACISMO NO BRASIL”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.19-34.  Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.

Keywords : imigração e refúgio; inclusão; relações étnico-raciais; educação fundamental..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )