Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
RUSSO, Kelly; MENDES, Leila and MARCELINO, Sandra. “APRENDI O QUE É RACISMO NO BRASIL”: crianças africanas e brasileiras na escola pública. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.69, pp.19-34. Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65852.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2020, sobre o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio nas escolas públicas da Baixada Fluminense. A partir de um estudo de caso realizado em uma escola municipal de Duque de Caxias, tecemos reflexões sobre as distintas percepções das crianças sobre temas como diferenças culturais, desafios para a integração na sociedade brasileira e as relações étnico-raciais na rotina escolar a partir da realização de oficinas pedagógicas que envolveram crianças brasileiras, congolesas e angolana participantes do projeto.
Keywords : imigração e refúgio; inclusão; relações étnico-raciais; educação fundamental..