Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
SILVA, Francinaldo Rita da; CARVALHO, Guilherme Paiva de and SILVA, Francisco Vieira da. SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA PÚBLICA: percepções de docentes de Mossoró/RN. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.70, pp.320-333. Epub Feb 23, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.61241.
O artigo analisa a percepção de docentes de escolas públicas de Mossoró/RN acerca da reeducação das relações étnico-raciais no período pós-lei 10.639/2003. Fundamenta-se principalmente nas Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e em autores como Madeira (2020), Munanga (2005), Gomes (2001) e Gomes (2008). O corpus de análise é composto por fragmentos extraídos de entrevistas semiestruturadas feitas com nove docentes da rede estadual da cidade de Mossoró/RN. As análises pontuam que os docentes concebem a importância da efetivação de relações étnico-raciais positivas na escola, mas enumeram alguns obstáculos, como a ausência de formação adequada e os impactos de um currículo ainda matizado por um viés racial homogeneizante.
Keywords : relações étnico-raciais; ensino; docente; escola pública.