Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
BRERO, José Guilherme Degásperi and RONDINI, Carina Alexandra. SUBNOTIFICAÇÃO CENSITÁRIA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM 2020: desorganização ou descaso?. Revista Teias [online]. 2022, vol.23, n.71, pp.476-486. Epub Feb 28, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2022.65416.
O presente ensaio teórico, de caráter exploratório, tem como finalidade refletir as possíveis causas da redução no número de matrículas do Censo Escolar de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que ocorreu em 2020, em comparação com 2019. Para tanto, foram utilizados como base para a pesquisa os dados fornecidos pelo Censo Escolar, disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Inicialmente foi abordado o conceito de superdotação, bem como, uma breve contextualização do tema no Brasil, as ferramentas de monitoramento disponíveis e as previstas em lei, a subnotificação e seus efeitos e os direitos destes estudantes. Verificou-se que houve queda nas matrículas em 14 estados, em um não houve alteração no número de estudantes (Acre), e em 11 estados e no Distrito Federal houve aumento. Entre os estados que apresentaram redução, dois se destacam, o Estado da Paraíba com 79,17% e São Paulo com exorbitantes 1.053,29% de queda, sendo estes os prováveis responsáveis pela repentina diminuição do total de estudantes com AH/SD matriculados em 2020. Os resultados encontrados evidenciam a fragilidade dos sistemas de ensino no que tange à identificação e ao atendimento educacional de estudantes com AH/SD, sendo urgente a necessidade de fortalecimento desta área para que não se percam os estudantes com potencial superior, que podem contribuir para a construção de um mundo melhor.
Keywords : altas habilidades/superdotação; subnotificação; Censo Escolar.