Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
SACHET, Claudia Milanez; JESUS, Talita Duarte de and CAROLA, Carlos Renato. INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: reflexões a partir da obra Como estrelas na terra: toda criança é especial. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.154-166. Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.69271.
Este artigo se propõe a dialogar a respeito do filme Como estrelas na terra: toda criança é especial, de Aamir Khan, com vistas a refletir sobre as concepções de infância, educação e aprendizagem representadas pelos sujeitos da sociedade retratada na obra. Observou-se, por meio da análise, que Ishaan, personagem principal do filme, vive a infância com entusiasmo, protagonismo e criatividade, aspectos inerentes ao ser criança. O garoto observa e admira o mundo, tanto quanto é surpreendido, indaga, estranha e cria. No entanto, vive em uma sociedade dotada de valores burgueses sob uma lógica da engrenagem capitalista mundial. Desse modo, não há tempo para ser criança como Ishaan, porque é preciso adequar-se ao tempo e aos padrões pré-estabelecidos. A análise permite compreender, pois, que a concepção idealizada pela sociedade na qual o menino vive é contrária àquela vivenciada por ele. Na escola, é retratada uma organização tradicional não apenas a partir da figura do docente, mas também na organização curricular e estrutural das salas de aulas. Isso acaba fazendo com que aqueles que diferem do proposto sejam excluídos, como Ishaan, que, por ser disléxico e não conseguir acompanhar o ritmo das atividades, é inferiorizado.
Keywords : infância; educação; aprendizagem.