Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
PEDRO, Ketilin Mayra and OGEDA, Clarissa Maria Marques. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.85-97. Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.74245.
A adaptação transcultural e a validação de instrumentos de coleta de dados configuram-se como atividades complexas que precisam ser sistematizadas, para que o rigor científico e metodológico seja garantido, propiciando assim maior confiabilidade e fidedignidade ao processo. Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar produções científicas sobre adaptação transcultural e validação de instrumentos no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura na Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e o Portal de Periódicos da CAPES. Como material de apoio para a análise foi utilizado o Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA), após a análise, realizada em quatro etapas, obteve-se um total de 14 produções. Verificou-se que não há produção acadêmica expressiva na área, o que pode indicar uma carência de instrumentos validados e fidedignos no âmbito da educação especial. Constatou-se maior prevalência de estudos cujos instrumentos enfocaram as deficiências em geral e que contemplaram uma abordagem quantitativa para fins de tratamento e análise dos dados. Ressalta-se que os autores dos artigos selecionados, que aplicaram os instrumentos na populaçãoalvo, em sua maioria, contemplaram amostras significativas, o que proporcionou maior fidedignidade ao processo de adaptação transcultural e validação. Evidenciou-se a importância de novas investigações, na área, que explorem o mérito metodológico desse tipo de pesquisa, a fim de conhecer, de modo mais profundo, a qualidade dos instrumentos aplicados nos estudos nacionais no âmbito da educação especial.
Keywords : educação especial; instrumentos de avaliação; revisão de literatura.