SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73CO-TEACHING AMONG TEACHER AND SIGN LANGUAGE INTERPRETER: a needed partnership in bilingual education for the deafTEACHER TRAINING FOR SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE THROUGH ACTION-RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SCREMIN, Paula Xavier  and  LUNARDI-LAZZARIN, Marcia Lise. DAS IDENTIDADES ÀS EXPERIÊNCIAS: travessias no território surdo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.185-197.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74066.

Neste artigo, problematizam-se narrativas sobre identidades Codas, como são denominados os filhos ouvintes de pais surdos, com suas marcas e impressões dos modos de vida surdo e ouvinte. Busca-se desconstruir a ideia de uma identidade Coda essencializada, marcada por modos de vida da cultura surda e reduzida a um modelo padrão, para pensarmos em uma matriz de experiência Coda (modos de vida-identidade-subjetividade). Os caminhos metodológicos perpassam cinco produções sobre a temática Coda, em que são identificadas algumas recorrências de marcas culturais surdas e ouvintes, envolvidas na malha discursiva sobre surdez. Entende-se que as recorrências ordenam e conduzem processos de constituição do Coda e que olhar para esta constituição pela matriz de experiência amplia as possibilidades de o Coda ser o sujeito da experiência. Assim, a discussão sobre identidade passa a ser entendida pelo viés de identificação cultural dos Codas como grupo, situando-se sua constituição subjetiva na experiência única e singular de sua história de vida.

Keywords : Coda; experiência; filhos ouvintes; identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )