Revista Teias
Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305
Abstract
LIMA, Solange Cabral de and DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. CONTRIBUIÇÕES DO FAZER DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.231-245. Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64605.
Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que analisa aspectos acerca da inclusão de um estudante com deficiência intelectual de um município do Rio de Janeiro. A partir das falas desse estudante e de professores de ciências que participaram de uma formação continuada, buscamos refletir sobre o direito de acesso e condição de permanência das pessoas com deficiências nos anos finais do ensino fundamental. Através da metodologia história de vida foram estudados os desafios e as condutas do processo de inclusão, que destacaram quatro categorias emergentes: dificuldades, norteadores de práticas, adaptações e descobertas. Conclui-se que propor adaptações nas aulas de ciências para esse estudante com deficiência intelectual foi um fator positivo para sua participação e inclusão em todos os momentos da aula, bem como para uma prática pedagógica inclusiva dos professores envolvidos, contribuindo para a efetiva participação acadêmica do estudante com deficiência intelectual no processo ensino-aprendizagem.
Keywords : access; inclusive education; student with disabilities.