SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76WHAT PLACE DOES INTERCULTURALITY OCCUPY IN TEACHER TRAINING?TEACHING IN WRITING-READING: cartography of an animal style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BUENO, Zuleika de Paula  and  LIMA, Ângela Maria de Sousa. CONVERSAS SOBRE ENSINAGEM, EXERCÍCIOS DE A/R/TISTAGEM: encontros e trocas na docência universitária. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.125-137.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.76689.

O ensaio discute as questões que emergiram durante uma pesquisa de pós-doutorado que teve por objeto de estudo as práticas docentes. As autoras enfatizam a relevância de uma abordagem integrada entre o ensino universitário, a pesquisa e a extensão. A argumentação é sustentada a partir dos conceitos de ensinagem, artistagem e integridade docente, desenvolvidos pelas estudiosas Léa Anastasiou, Sandra Mara Corazza e bell hooks. Para conduzir este estudo/esta pesquisa, as autoras adotam a metodologia da a/r/tografia, segundo a qual a produção artística é mobilizada como elemento condutor de uma investigação voltada para as atividades educativas. A adoção desse enfoque possibilitou às autoras afirmarem a docência universitária como um processo criativo, ético e estético. Por fim, o texto aborda a importância da colaboração entre docentes formadores/as, a necessidade de uma revisão da formação pedagógica no ensino superior e o reconhecimento da valorização de uma docência que seja marcada pela criatividade, pela reflexividade e pelo compromisso com a construção de conhecimentos e práticas transformadoras.

Keywords : docência; formação de professores/as; a/r/tografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )