SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76TRAJECTORIES OF CAIÇARAS TEACHERS AND SOCIAL EDUCATORS IN THE CITY OF IGUAPE - SPVACCINE EDUCATION IN SCIENCE EDUCATION: an analysis of the integrating projects textbooks in the new high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CALHEIROS, Vicente Cabrera; CASTAMAN, Ana Sara  and  FERREIRA, Liliana Soares. O TRABALHO PEDAGÓGICO EM MEIO À PANDEMIA: discutindo o caso dos Institutos Federais Gaúchos. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.236-251.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.73678.

Em virtude das transformações sociais realizadas a partir da Pandemia Covid-19, assumiu-se o ensino remoto no Brasil no primeiro semestre de 2020, com ampla e profunda repercussão no trabalho pedagógico. Dentro de um complexo e variado conjunto de mudanças tidas em todo o território nacional, o objetivo deste estudo é investigar os impactos no trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como campo empírico os discursos de professores e professoras dos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) presentes no Estado do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados, aplicouse um questionário on-line e fundamentou-se teórica e metodologicamente o estudo na Análise de Movimentos de Sentidos. Constatou-se haver entendimentos díspares, a manutenção/permanência das relações que já aconteciam antes do período pandêmico. Considera-se que é necessário que se compreenda o modo como cada professor(a) lida com estas “novidades”, a fim de entender a complexidade do trabalho pedagógico remoto.

Keywords : trabalho pedagógico; pandemia; educação; institutos federais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )