SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue76GENDER AND HUMAN RIGHTS ISSUES IN BRAZILIAN CURRICULUM: an analysis of undergraduate courses in advertisingMEDIATION IN A MUSEUM OF SCIENCE IN BELFORD ROXO/RJ AS A FORM OF SOCIAL INCLUSION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LOPES, Luís Fernando; MATOSO, Rubiane Bakalarczyk  and  SILVA, Nádia Cataryna Nogueira e. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO DE TRÊS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Revista Teias [online]. 2024, vol.25, n.76, pp.320-333.  Epub Mar 07, 2024. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2024.75155.

Este estudo bibliográfico e documental de cunho qualitativo e exploratório propõe uma reflexão sobre a educação em direitos humanos no Brasil com foco na análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em direito de três universidades públicas brasileiras: UFPR, UFSC e USP. Os aportes teóricos consideram, sobretudo, as contribuições de Sacristán (1998; 2000), Candau (2008), Freire (1996), Arroyo (2015) e, ainda, Dibbern e Serafim (2023). A problemática questiona em que medida as matrizes curriculares e os currículos das disciplinas dos cursos de graduação em direito possibilitam a abordagem dos direitos humanos em consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos? Os resultados apontam que os direitos humanos (DH) ainda são ensinados como normas e conceitos, sem um caráter pedagógico, voltado para a educação em e para direitos humanos (EDH).

Keywords : educação em direitos humanos; cursos de direito; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )