SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue42ALCUNE CONSIDERAZIONI SUL TEMA DELL’ORIENTE NELLA STORIOGRAFIA DI CARLO CATTANEO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

SAVIANI, Dermeval. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO: DA ASPIRAÇÃO À CIÊNCIA À CIÊNCIA SOB SUSPEIÇÃO. Educação e Filosofia [online]. 2007, vol.21, n.42, pp.13-35.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v21n42a2007-463.

Situando o pensamento pedagógico na história da educação brasileira, o artigo mostra que, ao se constituir em sua especificidade, o pensamento pedagógico brasileiro buscou, entre as décadas de 1930 e 1980, ancorar-se em bases científicas. Porém, a partir da década de 1990, sobreveio uma forte inflexão: a aspiração científica cedeu lugar ao fenômeno da descrença na ciência. E o pensamento pedagógico enveredou pelo caminho da desconstrução das idéias anteriores antepondo-lhes prefixos do tipo “pós” ou “neo”. Dessa metamorfose resultaram correntes como o neoprodutivismo, o neo-escolanovismo e o neoconstrutuvismo que dominam a cena pedagógica brasileira atual.

Keywords : História da Educação; Educação brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )