Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x
Abstract
VILACA, Murilo Mariano and PALMA, Alexandre. Sobre coautoria, produtivismo e performatividade: um exercício crítico-hermenêutico. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, n.60, pp.917-949. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p917a949.
Neste artigo, abordamos o tema da colaboração acadêmico-científica por meio de coautoria no contexto atual marcado pela pressão por publicação. A partir da problematização do texto de Lopes e Costa (2012), nosso objetivo é desenvolver uma análise hermenêutica e crítica do tema através da revisão da literatura especializada e de uma reflexão teórica, a fim de prover elementos para a compreensão de uma prática tida como complexa. Como conclusão, inferimos que a prática de coautoria, dada a sua importância e caracterização, demanda abordagens teórico-empíricas cuidadosas e sistemáticas, o que ainda não tem sido feito na área de educação.
Keywords : Educação; Coautorias; Produtivismo; Performatividade.