Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596x
Abstract
SILVA, Tatiane da. Paideia sosta: a retórica na formação do cidadão democrático. Educação e Filosofia [online]. 2016, vol.30, suppl., pp.191-212. ISSN 1982-596x. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p191a212.
Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do advento da democracia e do surgimento de professores de retórica, os pensadores denominados Sostas, na ampliação do conceito de paideia na Grécia Clássica. Os questionamentos dos Sostas abriram caminho para a derrocada do império da physis, ordem natural que regia as normas estruturantes da sociedade e juntamente com a democracia, que colocou no cenário político os cidadãos até então excluídos, trouxeram o império do lógos, o domínio da palavra na resolução dos assuntos públicos. Assim, foi possível substituir a paideia ar istocrática, que postulava a formação do jovem guerreiro e ocioso, pela paideia dos Sostas, levando os cidadãos a tomarem consciência do valor da retórica para a vida democrática. Uma vez que a polis se realiza mediante ações e decisões humanas, a verdadeira educação é a participação na vida política.
Keywords : Sostas; Paideia; Retórica; Educação Clássica.