Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
RUEDA, Carlos Velázquez. Educar em Si: variações sobre o tema das competências socioemocionais. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.811-831. Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p811a831.
A inflação racional que caracteriza a história moderna começa a dar mostras de insuficiência educativa. À volta da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OECD, estrutura-se uma rede investigativa que procura atender o desenvolvimento de habilidades compensatórias à tradicional super-valorização cognitiva, pois identificou-se a necessidade de desenvolver também as chamadas competências socioemocionais. Sob as metodologias de indução analítica de base documental e pesquisa qualitativa de paradigma junguiano, este trabalho propõe que o desenvolvimento socioemocional é interdependente com o desenvolvimento cognitivo e que um modelo de desenvolvimento conjunto pode ser encontrado na prática da música. Expõe-se, no corpo do trabalho, a génese psico-orgânica da emoção e sua relação com a educação, sobre o fundo comparativo da experiência musical. Na conclusão, oferece-se uma síntese qualitativa da música em vista do desenvolvimento cognitivo e emocional articulados, assim como uma ampliação epistemológica da música a fim de possibilitar práticas mais abrangentes.
Keywords : Educação pela música; Emoção; Educação; Competências socioemocionais.