Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
FONSECA, Josélia Ribeiro. “Pessoa”, um si mediatizado: uma reflexão educativa e multicultural na filosofia de Ricoeur. Educação e Filosofia [online]. 2017, vol.31, n.62, pp.1111-1125. Epub Mar 09, 2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v31n62a2017-p1111a1125.
A forte presença das questões multiculturais na sociedade atual torna premente a reflexão e o questionamento sobre a importância da cultura na formação do ser humano, assim como torna imperativo refletir sobre o modo como a educação promove o desenvolvimento do homem como ser cultural e o prepara para o diálogo e para o convívio com as demais culturas. É objetivo deste artigo refletir sobre a importância da educação multicultural na formação da pessoa humana, evidenciando a dimensão ética que está associada aos conceitos de cultura e de educação. O interesse em compreender a educação multicultural sob o signo da ética conduz-nos à procura de linhas de reflexão multicultural na filosofia de Paul Ricoeur.
Keywords : Pessoa; Educação; Multiculturalismo; Ética Ricoeur.