SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue66The White Ribbon and authoritarian personality: a Critical Theory’s contributionThe algorithmic cultural industry in the age of Internet of things author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

ROHLING, Marcos. Formação moral, florescimento humano e público educado. A educação na teoria moral de MacIntyre. Educação e Filosofia [online]. 2018, vol.32, n.66, pp.1099-1129.  Epub Sep 22, 2020. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v32n66a2018-17.

Pretende-se, neste trabalho, discutir a educação na teoria moral de MacIntyre. Para tanto, o texto é estruturado do seguinte modo: em primeiro lugar, volta-se a atenção para a definição de educação e sua relação com os contextos sociais, no interior dos quais se dá o envolvimento com as práticas; num segundo momento, discutem-se os objetivos da educação e das instituições educacionais, notadamente a criação de um público educado; por fim, na terceira parte, alterca-se a respeito do conteúdo da educação. Apresenta-se como o pensador escocês concebe a disposição curricular para que a sua perspectiva da educação se realize, considerando, inclusive, o papel da universidade nesse empreendimento. Defender-se-á neste texto, portanto, que, através da educação, MacIntyre pretende resolver muitos dos problemas da moralidade contemporânea mediante a criação de critérios de justificação moral (um público educado) e da educação para as virtudes.

Keywords : Formação Moral; Florescimento Humano; Público Educado; Universidade; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )