Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
LIMA, Ana Laura Godinho. Autores e modos de entrada no discurso: um exame a partir da psicologia do desenvolvimento. Educação e Filosofia [online]. 2019, vol.33, n.67, pp.109-140. Epub Aug 30, 2021. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v33n67a2019-47900.
O artigo recorre aos escritos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, para caracterizar as exigências que se impõem aos intelectuais ao adentrarem uma formação discursiva. Examinam-se as condições requeridas para se ocupar a posição de sujeito do enunciado, bem como as regras subjacentes à formação dos objetos, dos conceitos e à escolha dos temas e teorias, os quais tanto permitem como restringem as possibilidades de formação dos enunciados. A análise incide especificamente sobre os discursos da psicologia destinados aos professores em formação, investigando a hipótese de que, na primeira metade do século XX, o tema do desenvolvimento tratado no âmbito da teoria da recapitulação constituiu uma estratégia recorrente para a formulação de enunciados reconhecidos como verdadeiros.
Keywords : Análise do discurso; Formação de professores; Psicologia educacional; Estudos foucaultianos; Manuais de ensino.