Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
DALBOSCO, Cláudio Almir and MUHL, Eldon Henrique. Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.70, pp.251-277. Epub Feb 06, 2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n70a2020-49642.
O ensaio trata do problema da fragilidade teórica do campo investigativo educacional brasileiro e desenvolve a hipótese de que tal fragilidade deve-se ao fato da pesquisa educacional ter-se esquecido da pergunta pela validade de seu próprio conhecimento à medida que abandonou o diálogo crítico e criativo com a tradição. O texto apresenta, inicialmente, com base em Gatti, um diagnóstico da fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira. Na sequência, elenca e interpreta quatro fatores principais da fragilidade teórica e da frouxidão conceitual das pesquisas educacionais: o filosófico, o epistemológico, o político e o pedagógico. Por fim, problematiza o estatuto e a finalidade da filosofia da educação, concebendo o diálogo crítico com a tradição intelectual como uma das formas mais genuínas de sua contribuição à pesquisa educacional.
Keywords : Educação; Pesquisa Educacional; Filosofia da Educação; Conhecimento.