Educação e Filosofia
Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X
Abstract
SANTOS, Rainri Back dos. Educação e experiência. Educação e Filosofia [online]. 2020, vol.34, n.72, pp.1277-1301. Epub Feb 03, 2022. ISSN 1982-596X. https://doi.org/10.14393/revedfil.v34n72a2020-53130.
Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos básicos da consciência, que são a condição de possibilidade da experiência. Em seguida, apresento os dois aspectos ontológicos pelos quais algo se manifesta no horizonte de inteligibilidade da consciência, “ser para” e “ser em si”. Então, preparo as condições para determinar o que significa “experimentar”, erfahren. Enfim, abordo o último aspecto da experiência: o surgimento de um novo objeto. Para concluir, dedico a última sessão às considerações finais onde destaco o sentido formativo da experiência.
Keywords : experiência; educação; consciência; ser; fenomenologia.