SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue78Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancyFor a pleasurable semiology of Hermeneutics of the Subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

LOPES, Maura Corcini  and  VEIGA NETO, Alfredo. Tessituras: entre A Hermenêutica do Sujeito e a Educação. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1489-1517.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66274.

Celebrando os quarenta anos de A Hermenêutica do Sujeito - o curso ministrado por Michel Foucault no Collège de France, em 1982 -, este texto propõe-se a estabelecer conexões, gerais e específicas, entre aquele curso e a Educação. É feita uma discussão acerca da perspectiva analítica não metafísica adotada por Foucault, em contraste com o atual discurso pedagógico interpretativo dominante. São discutidos os sentidos que se pode dar a alguns insights daquele curso, em suas relações com a Educação contemporânea. Propondo-se uma diferenciação entre pedagogia e Pedagogia, destaca-se a função subjetivante das práticas pedagógicas na educação escolarizada. Argumenta-se em favor da ontologia histórica, em oposição à ontologia transcendental, e recorre-se ao conceito de frame, de modo a ressaltar sua importância e limitações em estudos como este. Discute-se a inversão moderna que colocou ênfase no preceito do “conhece-te a ti mesmo” (gnôthi seautón), deixando em segundo plano o preceito do “cuida de ti mesmo” (epiméleia heautoû), do que resultou a substituição do ideal antigo do sujeito das ações corretas pelo ideal moderno do sujeito dos saberes verdadeiros. Sugere-se que a Educação possa contribuir para suspender a anunciada morte do sujeito ou, pelo menos, mitigar os seus efeitos.

Keywords : Foucault; Subjetivação; Pedagogia; Ontologia Histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )