SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue78For a pleasurable semiology of Hermeneutics of the SubjectSelf-care and educational innovation. Dialogue and irony author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

AQUINO, Júlio Roberto Groppa  and  RIBEIRO, Cintya Regina. O cuidado de si na pesquisa educacional brasileira: uma noção-problema. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1553-1601.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66204.

O presente estudo consiste em um exame da produção acadêmica brasileira, veiculada em 71 periódicos da área educacional, que se valeu da noção de cuidado de si, tal como abordada por Michel Foucault. Trata-se de 51 artigos produzidos no intervalo dos últimos 18 anos, a partir da publicação no Brasil do curso A hermenêutica do sujeito, em 2004. À moda da composição de um hupomnema, o tratamento do material obedeceu ao procedimento da listagem dos enunciados ali em circulação, com vistas à perspectivação das apropriações da temática. O resultado é um panorama da proliferação de efeitos da referida noção, a sustentar tanto a novidade quanto a permanência em seu emprego pela pesquisa educacional. Ao final, advoga-se em favor da desnaturalização da ideia de sujeito e seus derivados, com vistas a potencializar o cuidado de si como ocasião de interpelação e, quiçá, de dissolução da forma sujeito.

Keywords : Cuidado de si; Michel Foucault; Pesquisa Educacional; Periódicos educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )