SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue78The care of the self in Brazilian educational research: a problem notionOn the Foucauldian ethics of care, the subject and education: interpretive drifts 40 years after Hermeneutics of the Subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Filosofia

Print version ISSN 0102-6801On-line version ISSN 1982-596X

Abstract

VALLE, Ana Ma.  and  JIMENEZ, Marco A.. Autocuidado e inovação educacional. Diálogo e ironia. Educação e Filosofia [online]. 2022, vol.36, n.78, pp.1603-1630.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1982-596X.  https://doi.org/10.14393/revedfil.v36n78a2022-66223.

O objetivo do texto é analisar a relação entre o autocuidado e a inovação educativa, considerando que o diálogo e a ironia são práticas que permitem que o autocuidado surja como novidade na vida do sujeito. Para atingir esse objetivo, o texto está dividido em duas seções. Na primeira são revisadas as noções de autocuidado e inovação educacional e na segunda analisam-se o diálogo e a ironia como uma transformação de si. Assume-se que o diálogo e a ironia são uma experiência radical em uma demanda contínua de reflexão como forma de habitar a estranheza e, simultaneamente, sob o exercício pedagógico do ser e do fazer nas práticas educativas. Por fim, considera-se o autocuidado e a inovação educacional como: reflexão e vida em exercício. Partimos do pressuposto de que no diálogo e na ironia há uma reviravolta de atenção, inquietação e autocuidado que as fazem emergir como inovação educativa.

Keywords : Autocuidado; Inovação Educacional; Diálogo; Ironia; Reflexão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )