SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1The construction of gender difference in schools: historical aspects (São Paulo, siglos XIX-XX)Management and participation: A study of the modes of organization of pedagogical work in two public schools in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

HRUSCHKA, Janete  and  MAIO, Eliane Rose. Gênero e Diversidade Sexual: análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Públicas Estaduais de Londrina/PR - Ensino Médio. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.78-89. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991039.

O objetivo deste artigo foi analisar a questão de gênero e diversidade sexual, por meio de análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Escolas Públicas Estaduais de Nível Médio da cidade de Londrina-PR, Brasil, considerando a legislação nacional, estadual e as políticas públicas sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo descritiva. A amostragem foi direcionada para as escolas que disponibilizavam os PPP em seus sites para consulta pública, sendo o universo pesquisado de 74,5% do total de escolas consideradas. Constatou-se que em nenhum PPP encontra-se uma forma de operacionalização em relação à questão de gênero e diversidade sexual, apesar de que em todos eles o tema, diversidade, gênero e/ou diversidade sexual seja abordado. Nas conclusões foi realizada proposta para o PPP visando auxiliar as discussões nas escolas públicas, considerando o que consta em legislação sobre os temas gênero e diversidade sexual.

Keywords : Projeto Político Pedagógico - PPP; Diversidade; Gênero; Diversidade Sexual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )