Revista Eletrônica de Educação
On-line version ISSN 1982-7199
Abstract
VIEGAS, Elis Regina dos Santos and SERRA, Hiraldo. Usando algoritmos e ábaco no estudo do sistema de numeração decimal em um curso de Pedagogia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2015, vol.9, n.1, pp.196-210. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271999987.
Estudos em Educação Matemática têm descrito dificuldades de professores na utilização de algoritmos no ensino de aritmética nas séries iniciais, dificuldades que provocam questionamentos quanto à qualidade da formação teórico-prática oferecida para a docência nessa área. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar a formação de conceitos e construção do conhecimento matemático de estudantes de Pedagogia em relação ao ensino de aritmética, das operações fundamentais com a utilização de ábaco e algoritmos, bem como, do sistema de numeração decimal. No referencial teórico adotado, os autores refletem sobre a formação inicial de professores para a docência da Matemática nas séries iniciais, sobre a necessidade da formação alicerçada em saberes para o processo de ensinar/ aprender e sobre a importância da formação do professor tanto em termos de conteúdos metodológicos quanto dos específicos. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, o levantamento dos dados ocorreu com a utilização de questionários semiestruturados, relatório de procedimentos nas atividades, observação direta e videogravação. Os resultados mostraram que os estudos com as duas abordagens metodológicas, ábaco e algoritmos, puderam contribuir para a formação, ressignificação de conceitos e construção do conhecimento matemático, como também, puderam fornecer subsídios para uma melhor formação pedagógica e específica.
Keywords : Formação Inicial; Educação Matemática; Conhecimento Científico; Processo Ensino-Aprendizagem.