Revista Eletrônica de Educação
On-line version ISSN 1982-7199
Abstract
MENGALI, Brenda Leme da Silva and NACARATO, Adair Mendes. A problematização e comunicação de ideias nas aulas de matemática dos anos iniciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2016, vol.10, n.1, pp.205-221. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991390.
O presente artigo tem como objetivo evidenciar o quanto a problematização pode propiciar, no ambiente de sala de aula, situações de mediação e interação capazes de colocar o aluno como participante ativo na produção de significações matemáticas. Trata-se do recorte de uma pesquisa de mestrado, caracterizada como pesquisa da própria prática, visto ter sido desenvolvida na sala de aula da pesquisadora. Era uma sala multisseriada (classe com turmas de anos diferentes) de 4º. e 5º. anos, com 35 alunos, localizada na zona rural do município de Atibaia, no interior de São Paulo, Brasil. Adota-se a perspectiva histórico-cultural como base teórica, com foco nos conceitos de interação, significações e zona de desenvolvimento proximal. No campo da Educação Matemática, as discussões centram-se na cultura social de aula de matemática. A documentação consta de transcrições de audiogravações e registros dos alunos a partir da socialização de uma situação-problema - “O problema do Vinícius” - proposta durante uma aula de matemática. A análise evidencia o quanto os alunos se envolvem com tarefas que lhes são significativas, conversam sobre ela, interagem nos pequenos grupos e no coletivo da sala, possibilitando a circulação de significações sobre ideias matemáticas. Nesse contexto a postura problematizadora da professora é essencial para o movimento de matematização dos alunos, rompendo com o paradigma do exercício.
Keywords : Problematização; Mediação; Comunicação de Ideias.