Revista Eletrônica de Educação
On-line version ISSN 1982-7199
Abstract
COELHO, Marcio. Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007). Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.742-752. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271992445.
Considerando que a atual complexidade e amplitude da produção científica exigem estudos de metaciência, este artigo apresenta o resultado da análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na área de Fundamentos da Educação, no período de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemológicos que fundamentaram tal pesquisa em educação. A análise de 55 teses defendidas no período permitiu identificar a presença dos paradigmas marxista, fenomenológico e das “tendências pós-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuação dos orientadores.
Keywords : Pesquisa educacional; Análise bibliométrica; Análise epistemológica..