SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Curricular theorization and teacher training: a bet on research groupsThe reciprocity in teacher-student relationships in a medical course with active methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

WAGNER, Adriana; GONZALEZ, María del Luján Tornaría; JUNGES, Lisiane Alvim Saraiva  and  HERNANDEZ, Esthella. Os professores frente às demandas das famílias: aproximando contextos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.600-618.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992543.

O papel dos professores tem se transformado nos últimos anos devido às demandas e responsabilidades educacionais, cada vez mais complexas, que derivam das famílias de seus alunos. O objetivo deste estudo foi investigar como os professores de ensino fundamental do Brasil e Uruguai percebem e avaliam as demandas que recebem das famílias e o quão preparados se sentem para enfrentar essa realidade. Foi utilizado método qualitativo, exploratório e transcultural, a partir da técnica do Grupo Focal, sendo conduzido um grupo no Brasil (10 participantes) e um no Uruguai (9 participantes). Em ambos os grupos, os participantes foram mulheres, com experiência nas redes pública e privada. Os dados foram tratados a partir da técnica de Análise de Conteúdo e os resultados apontaram dois temas principais: Formação Acadêmica e Demandas das Famílias. A análise evidenciou inúmeras semelhanças na relação que a família e a escola estabelecem na prática diária - tanto no Brasil quanto no Uruguai - especialmente no que diz respeito ao papel docente. Observou-se a dificuldade dos professores em delimitar seu papel para si e para as famílias. Os professores também se mostraram com poucos recursos para trabalhar com a diversidade de demandas familiares e é possível pensar que eles se beneficiariam de espaços de reflexão e desenvolvimento de sensibilidade para poder discriminar essas demandas. Assim, pode-se dizer que é necessário inaugurar uma discussão profunda sobre o que significa formar os professores para o trabalho com as famílias.

Keywords : Relação família-escola; Formação docente; Demandas familiares; Estudo transcultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )