SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The nation imagined in textbooks of the nineteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

VECHIA, Ariclê  and  LORENZ, Karl Michael. O COLLEGIO DE PEDRO II E A FORMAÇÃO DA MOCIDADE BRASILEIRA (1838-1889). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.19-37.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-2.

A organização do ensino secundário brasileiro, mantido pelo Estado, se inscreve no contexto dos debates sobre as finalidades do ensino secundário verificados na Europa, no século XIX. A criação do Imperial Collegio de Pedro II tinha entre outras, a meta de formar uma elite dirigente capaz de exercer as mais elevadas funções do Estado dignificando-o entre as nações mais ilustres e de assegurar o desenvolvimento do país. Os conhecimentos contemplados nos planos de estudos do colégio e a ênfase a eles atribuída, no período imperial, refletem o debate sobre a definição das finalidades do ensino secundário e a importância dos estudos clássico-humanistas versus científicos verificados em diversos países europeus, notadamente na França.

Keywords : Ensino secundário; Estudos científicos; Estudos clássico-humanísticos; Formação da mocidade; Plano de estudos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )