SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Physical Education in Imperial Collegio de Pedro Segundo (1841-1881)A Theoretical-Methodological Reflection to the Historiographical Production of School Geography in the Nineteenth Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

SOARES, Jefferson da Costa. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941). Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.95-113.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-6.

O artigo aborda a construção do currículo de Sociologia no período de 1925 a 1941, no Colégio Pedro II, primeira instituição a introduzir o ensino da disciplina em sua grade curricular. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares ligada ao campo do Currículo, referenciada na obra de Ivor Goodson. A metodologia utilizada foi a análise documental de fontes do período estudado, dentre elas as existentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), o texto das reformas educacionais, um relatório sobre o ensino de sociologia encaminhado à Presidência da República, e manuais didáticos elaborados por Delgado de Carvalho, primeiro catedrático efetivo da disciplina.

Keywords : Currículo; Ensino de Sociologia; Colégio Pedro II.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )