SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The Building of Sociology Curriculum in Colégio Pedro II (1925-1941)Bourgeois education in Gulliver's Travels: notes for a reading in a historical perspective of the classic literary text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

CORREA, Márcio Ferreira Nery. UMA REFLEXÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DA GEOGRAFIA ESCOLAR OITOCENTISTA. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.115-134.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-7.

O presente artigo consiste em estabelecer uma breve reflexão teórico-metodológica acerca da História do Ensino da Geografia, enfatizando a importância da História da Geografia Escolar na própria elucidação do processo de formação territorial do Brasil durante a construção do Estado Imperial Brasileiro. Consiste também em demonstrar a notável importância do Acervo do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM/CPII) para esse tipo de produção historiográfica feita por não historiadores.

Keywords : História da Geografia Escolar; Geografia no Imperial Collegio de Pedro II; Século XIX.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )