SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1A Theoretical-Methodological Reflection to the Historiographical Production of School Geography in the Nineteenth CenturyStudent under evaluation: how registers school its students? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

BORTOLANZA, Ana Maria Esteves. A EDUCAÇÃO BURGUESA EM VIAGENS DE GULLIVER: APONTAMENTOS PARA UMA LEITURA NA PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TEXTO LITERÁRIO CLÁSSICO. Cad. Hist. Educ. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.137-148.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-9.

O estudo analisa aspectos da educação burguesa em Viagens de Gulliver (1726), que refletem o movimento de transição da sociedade feudal para a sociedade burguesa, no final do século XVII e início do século XVIII, na Inglaterra. O corpus eleito para a análise foi o sexto capítulo: Os costumes dos habitantes de Lilipute - sua literatura - suas leis e maneira de educar os filhos. A fonte é a primeira edição portuguesa da Editora W. M. Jackson, da coleção Clássicos Jackson. Pesquisa histórica cuja fundamentação teórica apoia-se em autores como Marx e Engels (1993), Alves (1993), Vygotsky (2006) e Swift (2005). Poder-se-ia afirmar que é uma sátira à educação das crianças inglesas, mas também a defesa de algumas ideias pedagógicas da sociedade feudal em decomposição, imbricadas no discurso da personagem Gulliver. O estudo constitui uma proposta de abordagem dos clássicos universais para compreender as contradições da sociedade desigual em que vivemos hoje.

Keywords : Educação burguesa; Leitura dos clássicos universais; Viagens de Gulliver; Jonathan Swift.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )